«48 anos de censura <br>em Portugal»
A exposição temática «48 anos de censura em Portugal» está patente na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, até ao dia 31 de Maio.
Acção da censura sobre o pensamento e a criação intelectual
Cedida ao município de Avis pelo Museu do Neo-Realismo, esta mostra pretende despertar a atenção de todos aqueles que não conheceram, de forma directa, a acção da censura sobre o pensamento e a criação intelectual, sobre as letras e as artes.
Na Biblioteca José Saramago poderão ser vistos alguns elementos do sistema de controlo editorial nos periódicos portugueses, nas monografias, ilustrações e artes plásticas, textos de contextualização histórica e/ou política, artigos, livros, poemas, contos, ilustrações e obras de artes plásticas censuradas, assim como gráficos discriminados da evolução/peso da censura na prática cultural.
Em nota de imprensa, a Câmara Municipal lembra que, para além da censura, a «opressão vivida» nos 48 anos de fascismo confrontou ainda «os portugueses com outras formas de repressão, como a prisão ou a tortura». «Tudo o que fosse novo e não tivesse por base a tradição ou a essência do regime era cortado pelo “lápis azul”, facto que demonstra o papel profundamente negativo e opressivo da censura sobre a sociedade», salienta a autarquia.
A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, e aos sábados, entre as 15 e as 18 horas.